O Garoto Quase Atropelado - Vinícius Grossos [Resenha]

16:00 Unknown 0 Comments


Livro: O Garoto Quase Atropelado
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Ano: 2015
Páginas: 270
Classificação: 5/5

A história de como conheci esse livro é bem divertida, estava caminhando pela Bienal do Livro (Rio, 2015) com alguns de meus alunos, quando me deparo com uma mesinha redonda em frente ao estande da Girassol com alguns livros amarelos que me chamaram bastante a atenção, chamei "minhas crianças" e partimos em direção aquela mesinha. Chegando em frente a mesa, peguei um dos livros e comecei a ler a sinopse e me encantei logo de cara, peguei o livro fui até o caixa e garanti meu exemplar, e é claro, fui até o Vinícius para que autografasse meu mais novo bebê e MEU DEUS, QUE PESSOA INCRÍVEL. O Vinícius foi um amor de pessoa, super receptivo e olha, se encontrarem com ele por ai peçam um abraço, pois os abraços dele ficaram famosos na bienal rs... 
Agora vamos ao que interessa:
O livro é escrito em primeira pessoa e conta a história do menino quase atropelado, menino que se isolou do mundo devido a uma grande perda (#SemSpoiler), e encontra em um diário (que é o livro em si) um refugio, uma forma de expressar seus sentimentos, angustia e suas lembranças. 
Em uma tarde entediante o menino resolve dar uma volta de bicicleta pelo condomínio em que vive e em um momento de distração nosso protagonista quase foi atropelado por uma jovem ¬ que desde o inicio fora um mistério, com cabelo castanho- avermelho como a pelagem da cauda de uma raposa e seu jeito espontâneo. Essa jovem que o Menino Quase Atropelado (nome pelo qual é chamado durante todo o livro, isso mesmo, em nenhum momento da história iremos saber qual é o nome do protagonista) nem sabia o nome, não saia de seus pensamentos.
Alguns dias depois, a vida resolveu presentear nosso menino com a oportunidade de reencontrar a menina que não saia da sua cabeça. Acompanhada de dois amigos [O James Dean não-tão-bonito (Acácio) e a Menina de cabelo roxo (Natália)] eles acabam interagindo sem ao menos se apresentarem. E quem diria que a amizade desses quatro personagens totalmente diferentes começaria assim.
O autor não retrata apenas as aventuras que esse grupo tem, mas também os desafios que cada personagem enfrenta. Abuso sexual de álcool e tabaco, homossexualidade, lares desfeitos, bullying, suicídio, luto, bulimia, depressão .... esses são alguns dos temas que Vinícius abordou com muita sensibilidade. 
No decorrer do livro acabamos nos identificando com algumas situações e é inevitável não sofrer com determinadas coisas. O livro vai muito bem até que... que... foi nesse momento que larguei o livro e gritei "NÃÃO PODE SER, NÃO, ME RECUSO" (paro por aqui, sem spoiler).
Como em todos os livros, coisas não muito felizes acontecem (sério, Junior?) e não seria diferente em "O Garoto Quase Atropelado". Partindo para o final da narrativa vemos pessoas que superaram seus "traumas" e sobreviveram as situações em que a vida nos coloca. 
Não tenho o que dizer sobre esse livro incrível, que sem dúvidas está no meu top livros da vida.
Não sei se já falei isso por aqui, mas vou falar de novo "NUNCA ESTIVE NUMA MONTANHA RUSSA DE SENTIMENTOS TÃO GRANDE EM TODA A MINHA VIDA".

Autógrafo do querido Vinícius Grossos 
E esse marcador de página hiper fofo? <3


0 comentários: